COMO VOCÊ LIMPA AS SUAS TAÇAS?



Por: Fernando Filho (Geólogo e Sommelier)

São inúmeras as receitas que rolam pelo “mundo enofilia”, já ví de tudo! Porém, muito cuidado caros leitores, nem tudo o que se vê por aí é seguro e eficiente, e muitas vezes podem levar você a ter uma experiência frustrante com o seu vinho. Antes de lhes falar como eu limpo as minhas, vou mencionar o que não fazer quando for limpar as suas taças.

Primeiramente, não manuseie de qualquer jeito as suas taças de cristal, elas são delicadas e portanto, não exerça muita pressão sobre as bordas do bojo, pois ela pode quebrar na sua mão e causar uma acidente sério. Não use panos ásperos, de um material que possa arranhar a superfície do cristal, a final, você não vai querer taças cheias de riscos. Não use detergente para lavar a sua taça, ainda que ele seja neutro, os seus resquícios ficarão presos na taça (ainda que ela seja bastante enxaguada), isso pode interferir nas características visuais (caso não seja detergente neutro também interfere nas características olfativa) do vinho. Não use nada que tenho odor para limpa-las! Cuidado também com os panos que soltam muitos fiapos de algodão, eles sempre irão ficar por dentro do bojo da taça e boiar no seu vinho depois de servido. Visualmente isso não é legal e a sua visita pode interpretar tal ocorrência como descaso e pensar “será que na tábua de frios vem mosquitos também?”

Dito isso, agora vou lhes falar como eu limpo as minhas taças e deixo elas brilhando! A forma é bem simples e só é necessário ter cuidado com o manuseio da taça.

Separe uma quantidade de água que seja o suficiente para lavar a taça ou as taças por fora e por dentro, e em seguida coloque a água para ferver (ponto de ebulição). Quando a água estiver no ponto, despeje com cuidado (segurando a taça pela haste) a água por todo o lado exterior do bojo da taça e em seguida, despeje por dentro cerca de 1/3 de água fervente. Gire com cuidado para que a água e o vapor percorram por toda a parede interna do bojo da taça e assim, é removida toda a tintura do vinho e a gordura de alguma comida que passou da sua boca para a taça. Utilize uma pano de microfibra macio para enxugar e polir a sua taça, a fim de deixá-la em um estado brilhante, sem manchas de vinho ou gordura. É sempre legal conferir colocando a taça contra a luz, assim você verá se ainda há alguma parte a ser polida com o pano de fibra e deixar a sua taça impecável para a próxima degustação (lembre-se, sempre segurando a taça pela haste).

Algumas pessoas utilizam álcool para limpar as taças, porém eu não acho interessante e vou lhes dizer o motivo. O álcool deixa um aspecto embaçado/fosco/manchado no cristal, e geralmente também deixa as marcas do movimento que você fez com o pano para polir o cristal, além de deixar um odor forte de álcool que fica impregnado nas taças. A não ser que você tenha muito tempo a dedicar ou quiser fazer uma meditação de polimento de taças, talvez dê certo com o álcool, mas eu não aconselho.

https://instagram.com/fernando_filho90?utm_medium=copy_link

Comentários

Postagens mais visitadas