ESCOLHA O VINHO CERTO PARA COZINHAR!




Por @nivearigaud *Nivea Rigaud 


Você certamente já preparou alguma receita em que um dos ingredientes era o vinho, certo? Mas você sabia qual era a função dele naquela receita? Se a resposta for ‘não’ , a partir de agora você não só entenderá, mas dará bastante valor na escolha desse precioso ingrediente, o vinho.


Antes de mais nada, se o objetivo é preparar uma excelente receita tenha como aliados ingredientes de alta qualidade, portanto escolha um bom vinho seco. Ao longo do preparo o álcool irá evaporar, seja ao flambar ou por lenta cocção, e ficarão ali as propriedades e aromas do vinho.

A escolha da panela também é de suma importância, não é recomendado aquecer o vinho em panelas de cobre, ferro ou alumínio já que os metais ali contidos reagem com o vinho e acabam elevando bastante os níveis de acidez na receita. Nesse caso as panelas ideias são as de inox.


Vinho Branco: Agrega um melhor cozimento e o seu nível de acidez se equilibra bem com risotos ,Fracaro Wine | Compre vinhos online com descontos exclusivos! legumes, vegetais, pescados e frutos do mar.  No caso das carnes opte por combinar com as mais leves como frango e filé mignon suíno. Em receitas doces, reduzido e aromatizado com especiarias ele fica super bem. 

Vinho Tinto: Por serem mais intensos e encorpados no nosso paladar, recomenda-se utilizá-lo em preparos que envolvem carnes pesadas e mais gordurosas, já que o alto teor de acidez quebra as fibras das carnes tornando-as mais macias. Aves de carne mais firme também ficam excelentes se preparadas com o tinto, tal qual a famosa receita francesa ‘Coq au vin’.VINHO ESPANHOL CASTILLO SAN SIMON MONASTRELL 750 ML (fracarowine.com.br)

O vinho como ingrediente tem o objetivo de aromatizar, dar acidez, sofisticação e leveza aos preparos. E o melhor de tudo é que você pode harmonizar o prato preparado com o mesmo vinho que utilizou na receita, desse modo conseguirá sentir as notas se encontrarem no paladar.

Combinado?

.

#foodlover #foodstagram #food #foodstyling #foodstylist

Comentários

Postagens mais visitadas