HARMONIZAÇÃO VINHO E COMIDA

Harmonização Vinho e comida 

Harmonizar vinho e comida pode ser uma tarefa digamos que, um pouco complicada ou super fácil. Para isso, precisamos de alguns fatores que podem nos auxiliar, tornando essa sensação uma das melhores possíveis na hora de escolher seu vinho.  Unindo sensações que podem nos satisfazer o que costumamos chamar "o casamento perfeito". 


Falar de harmonização, poderá nos render muitos e muitos assuntos, pois existem grandes variáveis que podem nos auxiliar na hora de escolher o vinho certo com cada tipo de prato.  O objetivo do post de hoje, é apresentar algumas dicas super fáceis e práticas na hora de escolher quando aquela dúvida cruel surgir na hora de qual vinho escolher.  

Minha primeira dica é, observar sempre o contra rótulo dos vinhos, na grande maioria deles, principalmente os vinhos do novo mundo já apresentam algumas dicas de quais pratos cairão perfeitamente com cada uva.      


Outra dica, vinhos tintos na maioria das vezes combinam com pratos a base de carnes vermelhas e os vinhos brancos/rosés e espumantes vão bem com carnes brancas, frutos do mar e saladas. Essa antiga regra costuma funcionar.  Mas nem sempre isso pode ser levado a rista, falo isso pois existem vinhos tintos que harmonizam perfeitamente com bacalhau por exemplo. tudo vai depender do tempero e preparo do seu alimento. 


Aqui vão algumas recomendações: Evite acompanhar alimentos amargos ou com muito sal com vinhos que tenham muitos taninos; Vinhos muito alcoólicos não se dão bem com pratos picantes ou muito salgados; frutos do mar por exemplo, podem reagir mal a taninos presentes no vinho tinto, por isso os brancos e rosés são os mais indicados. 


Weskley Mesquita Sommelier 

https://instagram.com/mesquita_vinhos?utm_medium=copy_link

Comentários

  1. Ahh que delicia de matéria!! Hoje entendo um pouco mais de Harmonizações, e já quebrei algumas regras, descomplicando he possibilitando algumas Harmonizações, vinhos não só com comidas mais elaboradas, como tbm com alimentos mais simples. É muito gostoso isso. Qdo vc acerta no casamento "vinho ou espumante com o prato " a experiência realmente fica bem maus prazerosas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas