O UNIVERSO DAS TAÇAS PARA VINHOS


Por Weskley Mesquita - Sommelier 

Para se ter a melhor avaliação de um bom vinho, precisamos basicamente de 2 pilares: O primeiro, será a qualidade do cristal, quanto mais puro for o cristal, maior será sua percepção tanto na análise visual  e degustativa. O segundo pilar, seria a taça certa para degustar. 

Agora vem a pergunta que muitos podem estar se fazendo: E existe uma taça certa para cada tipo de vinho? Sim meu amigos existe. Hoje no mercado já podemos encontrar um tipo de taça que vai combinar exatamente com aquela uva, cada taça com seu formato e sua finalidade.

Mas fiquem calmos, não precisamos sair comprando todas as taças espalhadas nas grandes lojas, até porque, existem inúmeras castas e muitas delas ainda nem conhecemos, não é mesmo? 

A solução para isso, são as taças no qual chamamos de "TAÇAS UNIVERSAIS" nas quais podemos encontrar nas opções: Taça universal para vinho tinto e vinho branco, o que facilita e muito nossa vida na hora de tomar o vinho e não se preocupar em qual taça escolher. Inclusive podemos substituir a taça "flute" que seria a taça específica para espumantes/champagne para taça de vinho branco, dessa forma, teremos maior percepção dos aromas ali presentes. 

Hoje no mercado brasileiro existe uma  grande variedade de taças e muitas delas com ótimos preços, tanto nas opções de taças 100% cristal puro Taça Cristal Itajahy 500ml (fracarowine.com.br) (taças artesanais e as taças de Titânio), ambas são perfeitas para se ter em casa e se obter a melhor degustação de seu vinho sem erros. 

Muitos podem achar que não existe uma diferença em qual taça tomar, seja um copo de plástico, vidro ou cristal. Confesso a vocês que existe sim e a diferença é realmente gigantesca. Façam o teste, abra um vinho de sua preferência e tome este mesmo vinho em 3 copos/taças diferentes e vejam o resultado e compartilhe aqui conosco sua percepção. Se você já fez, deixe seu comentário abaixo se achou diferença ou não. 

Espero ter ajudado um pouco sobre o grande universo das taças, até a próxima!


Por: Weskley Mesquita 

@mesquita_wines

https://instagram.com/mesquita_vinhos?utm_medium=copy_link

Comentários

Postagens mais visitadas