Mulher é sexo Frágil?

 Alessandra Fracaro




Mulher é sexo frágil, será?

Fragilidade passa longe dessa paulistana do bairro de Santana que nasceu prematura e não tinha grandes chances de vida, mas quis Deus dar uma oportunidade a uma pessoa cheia de energia, coragem e força que contagiam a todos que cruzam seu caminho.


Assim é Alessandra de Almeida Porcino Fracaro, ou simplesmente Alê Fracaro, uma menina que talvez não tivesse tanta sorte, está aí firme e forte batalhando pelo vinho, assim como outras mulheres mundo afora. Além disso, é mãe de um lindo casal de filhos e esposa do simpático Edson Fracaro Filho (o Edinho).


Sua formação acadêmica é bem recheada, técnica em mercadologia, advogada com especialização em Processo Civil pela PUC/SP, Sommelière ISG, Enogastronomia pelo SENAC, Mercado de Vinhos pela FGV, sócia da Fracaro Wine, empresa esta criada em 2014 que começou pela paixão pelo vinho e a vontade de simplificá-lo e vê-lo na taça de muitas pessoas.


Desde o início ela participa de pequenos eventos, feiras, festas juninas, etc. Onde houver espaço para divulgação do vinho, lá está ela, carregando caixas, organizando Stands e, claro, com uma pausa para descansar! Não, pausa para retocar a maquiagem. 


Em 2016, lançou a loja online, intensificando os convites para Workshops em diversos lugares tais como Camicado, Arpege, Clube da Mesa Posta entre outros. Em 2017 iniciou o trabalho com jantares harmonizados, menos tradicionais, naquela ocasião o foco era vinho e comida de boteco, vinho e comida japonesa, vinho e churrasco. Ela ministrava pequenos Workshops com grande frequência, em condomínios, etc. e mantinha as participações em lojas. Em 2018 surgiu o convite para a primeira Feira de Vinhos, o Encontro de Vinhos, representando a grande marca Puklavec com vinhos da Eslovenia e Macedônia, para a Alê foi um desafio incrível trabalhar com vinhos de países quase desconhecidos,  nessa ocasião ela havia escolhido seguir Full time no vinho deixando para trás outras atividades. 

Desde o primeiro evento, ela não parou mais... Meu Deus!!! Ela não cansa!!! E surgiram eventos no Museu do Vinho, Museu da Casa Brasileira, Vinhos de Bicicleta, Vinho no Trem, Sparklin Wine, Wine Weekend (com o stand da marca Fracaro Wine), além de vários outros em diversas cidades do interior de São Paulo. Alessandra não parou mais de trabalhar, conciliando as vendas pelo site, ela já perdeu a conta de quantos eventos já participou até hoje, mas ela sabe que estar com pessoas e desmistificar o vinho, sempre foi a sua missão. 


Em 2019, ela realizou o evento de Vinho & Design, fazendo a correlação com estes universos, segundo ela, foi um orgulho, pois o vinho pode e deve estar inserido em muitos lugares. Em 2020, com o advento da pandemia, ela se reinventou, sendo que a empresa Fracaro Wine foi  uma das primeiras  a levar o mundo do vinho para a plataforma online! Aí nasceu a Fracaro Wine Cursos, mais de 35 aulas gratuitas sobre temas diversos relacionados ao vinho, empreendedorismo com vinho, degustação e etc, sempre como base conhecimento x entretenimento, presença de produtores do Uruguai, Chile e muitos do Brasil. 


Alê conclui que eventos , cursos são importantes para o desenvolvimento dos trabalhos, mas também não se faz nada sozinho, ao longo dos anos, ela conheceu pessoas quem vem compartilhando a mesma filosofia de trabalho, comprometendo-se em levar informações ao público, cativando seguidores e sem dúvida, distribuindo muita simpatia. Ela se sente muito grata aos parceiros que se engajaram nessa jornada do mundo do vinho.


Alê não se considera do tamanho que gostaria de ser (ainda), é preciso aprimorar alguns canais, mas ela se sente imensamente feliz de como tudo foi acontecendo naturalmente, através de muito trabalho, muitas noites em pé, muitas caixas carregadas e taças lavadas e com sua marca registrada: o sorriso largo e feliz sempre esteve presente, independente do tamanho do evento, segundo ela, isso tem sido o segredo de ter tido coragem de largar uma profissão mais "sólida” para empreender e amar o que faz, no caso, o vinho.


É óbvio que teriam outras grandes personalidades femininas, mulheres enófilas, enólogas, sommelieres, seja dentro ou fora do Brasil que trabalham e lutam por esse universo tão fascinante do vinho, dando delicadeza, personalidade e, claro, um toque de charme que só elas podem dar.


Para todas as mulheres que não foram citadas neste texto, ficam registradas uma menção honrosa e toda nossa admiração.


Parabéns a todas as mulheres!!!

Sobre autor:

Samuel Rodrigues do Prado é um paulistano do bairro do Ipiranga, que desde criança gosta muito de escrever, de aprender sobre idiomas e ler sobre geografia e história.

Aos 10 anos de idade, incentivado pela mãe, aprendeu a cozinhar, pelo menos o básico do dia a dia, fato este que serviria para outros estudos lá na frente.

Na juventude fez curso técnico pela escola SENAI e depois se formou em administração de empresas, pós graduou em gestão de pessoas. Também realizou um desejo ao estudar 3 idiomas: inglês, espanhol e alemão.

Casado há 22 anos e pai de uma filha, ainda segue estudando, só que desta vez sobre algo que surgiu em 2001 ao fazer uma viagem para a serra gaúcha, desde então nasceu o interesse em aprender sobre vinhos. Após alguns anos participando de degustações e eventos, decidiu investir na área, fazendo o curso básico de vinhos, enogastronomia (ambos pelo SENAC) e sommelier (pela SBAV).

Desde 2015 faz pesquisas sobre vinhos brasileiros e, com a ajuda de alguns parceiros (que já são amigos), vem descobrindo ano a ano ou safra após safra, a beleza que é saber e aprofundar-se nesse mundo tão fascinante, cheio de riquezas e histórias.

Em 2018 iniciou um trabalho de parceria com a Detetives do Vinho, hoje com participação em eventos, não mais como um visitante, mas como expositor. Hoje escreve artigos para a Fracaro Wine e o blog Vaocubo.com, fatores que se tornaram um enorme aprendizado constante e uma satisfação imensa em conhecer pessoas incríveis.

“Viver com intensidade não é apenas embriagar-se com os momentos, mas degustar cada gota dos segundos que a vida nos concede.”


Comentários

  1. Ahhhh que texto maravilhoso, a Ale é isso tudo e muito mais. Amiga, Parceira, Autêntica, Original, Criativa, sempre buscando inovar nos eventos, nos encontros das Confrarias! Super Filha, Super Esposa, Super Mãe e Super Amiga!! Tenho muito Orgulho dela, as vezes participo de sua rotina e sim, ela tem aquele sorriso largo no rosto, tem preocupações, que logo o otimismo e o alto astral superam as coisas chatas Caprichosa, Ama o que faz acima de tudo. Parabéns Samuel pelo texto. Perfeito, completo e verdadeiro. Aliás só completando, a Ale tem um grande parceiro, cúmplice, companheiro, amigo, que é o Edinho. Se completam, se entendem, se respeitam, e assim, as coisas fluem muito melhor bjosss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas